O certificado digital que a OET utilizava para a certificação digital das declarações (MultiCert) deixou de ser comercializado. De igual modo foi alterado o processo de certificação do certificado de raiz por parte da Adobe.
Assim, foi necessário encontrar outra solução que permitisse manter a certificação digital dos documentos gerados pela aplicação SEDAP.
A conjugação destas situações leva a que as declarações passem a apresentar uma mensagem como a que apresentamos na imagem:
Isto não significa que o documento deixou de ser confiável. Significa apenas que o processo de verificação que a ADOBE fazia automaticamente deixou de ser realizado dessa forma.
Assim, com a alteração da Entidade Certificadora (passou a ser a DigitalSign desde as 00:00 do dia 30 de maio de 2022) e dos critérios de validação de assinaturas pela parte da Adobe, os certificados para assinatura requerem agora, na primeira vez que os documentos sejam abertos num dispositivo, a necessidade de reconhecimento e confiança de forma manual.