Curso de Iniciação aos Sistemas de Informação Geográfica

Curso de Iniciação aos Sistemas de Informação Geográfica

No âmbito do Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico para 2019, o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove nos próximos dias 19 e 20 de setembro, o curso de formação à “Iniciação aos Sistemas de Informação Geográfica (QGIS)”.

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS- Geographic information system) consiste num sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais, que permitem e facilitam a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenómenos que nele ocorrem.

Devido ao seu carácter prático, a formação será desenvolvida através do método expositivo e ativo, sendo que por este motivo o curso terá a participação limitada a 15 pessoas apenas, de forma a permitir um maior e mais eficiente acompanhamento na transmissão de conhecimentos.

No final desta ação de formação, os participantes deverão adquirir conhecimentos das principais características do software de Quantum GIS, criar informação do tipo vetorial, importar dados de Excel para ambiente SIG, definir e reprojetar sistemas de coordenadas, georreferenciar dados raster, consultar serviços WMS e WFS e criar layouts de mapas.

O curso será lecionado pela técnica do LREC, e formadora, Aulédia Câmara, sendo as inscrições do mesmo validadas através do preenchimento da ficha de inscrição online no site do LREC.

Esta ação é promovida pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento.

Mais informações disponíveis na página do evento