Arquivo de Notícias


 

PORTO 

15 de Novembro de 2013 - Auditório Magno do ISEP 

Para aceder ao cartaz do evento prima aqui    Para se inscrever no evento prima aqui

A OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, no âmbito da dinamização da sua atividade, vai realizar Convenções Técnicas das Especialidades. Estas convenções inserem-se num processo de sensibilização e atualização dos seus membros, enquanto profissionais qualificados, presentes nos mais diversos sectores da atividade produtiva de Portugal. O Instituto Superior de Engenharia do Porto, vai acolher a realização da 2.ª Convenção Técnica da Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Com esta realização de carácter institucional e técnico, que se reveste da maior importância para os Engenheiros Técnicos, em particular das especialidades envolvidas, a OET pretende que esta seja uma jornada de afirmação e de qualificação profissional e ao mesmo tempo, contribua para uma maior sensibilização sobre a importância da coordenação multidisciplinar, quando se trata de salvaguardar as boas praticas nos atos de engenharia praticados pelos membros dos colégios de Engenharia Civil e Engenharia Geotécnica e Minas

Publicado: 8-11-2013


LogoLREC.jpg

LREC - Seminário "Reboco de Edifícios Antigos"

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, a 15 de novembro, em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a realização de um seminário sobre reboco de edifícios antigos.

A iniciativa pretende dotar os participantes do conhecimento das diversas técnicas de restauro de rebocos antigos e históricos, de forma a contribuir para uma melhoria das intervenções de conservação em revestimentos de paredes de edifícios antigos.

Os temas do seminário serão apresentados por Maria do Rosário Veiga, Investigadora Principal no Departamento de Edifícios do LNEC, onde também desempenha as funções de Chefe do Laboratório de Revestimentos de Paredes, e por António Santos Silva, Investigador Auxiliar do LNEC.

O seminário terá lugar no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada, podendo os interessados preencher a ficha de inscrição disponível no site do LREC na Internet.

Publicado: 14-11-2013


 
 
 
 
 
LogoLREC.jpg

A Metrologia e a sua aplicacaoo nas Empresas

 

Informamos que nos próximos dia 4, 5 e 6 de novembro o LREC realiza o seguinte curso de formação:

 A Metrologia e a sua aplicação nas Empresas 

Folheto do evento             Formulário eletrónico de inscrição

Publicado: 31-10-2013


Protocolo Lavandaria Paim

A Ordem dos Engenheiros Técnicos celebrou com a Lavandaria Paim um "protocolo" que permitirá aos membros e colaboradores da OET, bem como aos seus familiares diretos, beneficiar de descontos na aquisição de serviços.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Publicado: 01-10-2013


                      
Novo Horário de Funcionamento
da
Secção Regional Açores
 
  9:00 - 18:00

No sentido de dinamizar e promover uma maior comodidade e facilidade no acesso aos Serviços Administrativos da Secção Regional por parte dos membros da OET, e público em geral, vimos pelo presente informar que o horário de funcionamento geral da Secção Regional dos Açores passará a ser efetuado de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 18h00, de forma ininterrupta, com entrada em vigor em 3 de junho, salvaguardando nos períodos de férias dos funcionários que será: 9h00-12h30 e 14h00-17h30.

Esta alteração foi aprovada na reunião do CDR da Secção Regional dos Açores, realizada no dia 16 de Maio de 2013.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Publicado: 31-05-2013


 
 
Colaboração LREC "Catálogo de Produtos Endógenos e materiais produzidos nos Açores"

O Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil, solicitou uma reunião com a SR Açores da OET , sendo o assunto “Catálogo de Produtos Endógenos e Materiais Produzidos na Região”.

Na reunião celebrada no passado dia 27 de Março, entre o Diretor do LREC e o Presidente do CDR da Secção Regional dos Açores, fomos informados que o LREC está a elaborar um catálogo de materiais e produtos já produzidos na região, bem como, de outros materiais que, também, possam vir a ser produzidos na região.

O catálogo servirá como guia dos materiais de construção, produzidos nos Açores, com as caraterísticas dos mesmos. Será uma maior valia na elaboração de cadernos de encargos nas obras regionais, projetadas quer por técnicos da região ou técnicos que projetem para a região.

Deste modo, foi solicitado que os Engenheiros Técnicos contribuíssem, na elaboração do referido catálogo, através do envio de sugestões e ideias de materiais que possam futuramente vir a ser produzidos nos Açores.

A SR Açores da OET agradeceu o facto de o LREC ter pedido o contributo aos Engenheiros Técnicos da região, manifestando disponibilidade para futuros contributos.

                                                                                                                                                                                                                                                                       Publicado: 01-04-2013


 
 
 

 
Assembleia Geral de Secção
 
 

 

 

Convenção Técnica - 11/Out (Lisboa)

A ENGENHARIA E A SUA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE

A OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, no âmbito da dinamização da sua atividade, vai realizar Convenções Técnicas das Especialidades, num processo de sensibilização e atualização dos seus membros, enquanto profissionais qualificados, presentes nos mais diversos sectores da atividade produtiva de Portugal.

Agrupando os Colégios das Especialidades de Transportes, Proteção Civil e Segurança, o Campus do Lumiar, vai acolher a realização da 1.ª Convenção Técnica, a ter lugar no próximo dia 11 de Outubro de 2013.

Assim, temos o prazer de convidar todos os Engenheiros Técnicos a participar nos trabalhos desta Convenção. Programa Provisório

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e ao número de lugares disponíveis, podendo ser efetuada através do envio de e-mail para  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , com indicação do n.º de membro, nome completo e telefone, ou através do formulário online, disponível nosso sítio em https://www.oet.pt/convencoes/

A todos os participantes será emitido um certificado de participação.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Publicado: 01-10-2013


 
 
 
 
Reunião do CDN nos Açores - Ilha Graciosa - 22 de Junho

Vai decorrer na Ilha Graciosa, no dia 22 de Junho (sábado) pelas 10h00, a reunião do CDN da OET, na sala de reuniões do Graciosa Resort and Bussines Hotel.
A reunião do CDN será presidida pelo Bastonário, Engenheiro Técnico, Augusto Ferreira Guedes e contará com a presença dos Vice-Presidentes, Engenheiros Técnicos, Hélder Pita; José Sousa; Pedro Brás e o Presidente do Conselho da Profissão, António Lousada e dos Presidentes e Vice-Presidentes das Secções Regionais dos Açores, Norte, Centro, Sul e Madeira.

Esta reunião do CDN da OET na ilha Graciosa, faz parte das reuniões ordinárias deste Órgão Executivo e enquadra-se no âmbito das reuniões descentralizadas por todo o País.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Publicado: 31-05-2013


                 
 

A organização do I encontro de Ciência e Desenvolvimento Regional, na ilha Terceira será promovido pela ACDA e pretende criar um espaço aberto às refleções sobre as pessoas e o território, aberto aos interessados pelo tema, nos Açores, Continente e no Mundo. Este congresso está a associado ao ciclo letivo anual do Mestrado e do doutoramento, de forma a reforçar a ligação entre uma comunidade científica. 


Todos os interessados poderão efetuar a sua inscrição e obter mais informaçõesa no site: http://congressoacda2013.weebly.com/ 

 
 
 
 
“Acção de Formação sobre Ética e Deontologia Profissional” - 7 de Julho - Ponta Delgada 
 
 
O CDN promove no próximo dia 7 de Julho, sábado, em Ponta Delgada, a acção de formação sobre ética e deontologia profissional, destinada a todos os membros estagiários.

Publicado: 02-07-2012



 
 
“Curso Prático Sobre a Gestão Jurídica do Contrato de Empreitada” - 22 e 23 de junho - Ponta Delgada 
 
 
A P.A. Advogados (Pacheco de Amorim, Miranda Blom, Polónio de Sampaio & Associados – Sociedade de Advogados, RL) irá promover, nos próximos dias 22 e 23 de junho, no Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada, uma Conferência subordinada ao tema «Curso Prático Sobre a Gestão Jurídica do Contrato de Empreitada».

 Programa 

Os interessados deverão formalizar a sua inscrição (lugares limitados) junto da entidade promotora.

Publicado: 19-06-2012

 

 
Publicado: 05-06-2012
 
Procedimento Concursal (R.A.Acores)
 
SREA
 
Foi dado provimento à reclamação apresentada pela OET relativa ao procedimento concursal  - Técnico Superior (Engenharia Civil), para o quadro de ilha de S. Miguel, Secretaria Regional da Economia, Direcção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, sendo concedido um prazo suplementar de 10 dias úteis para candidatura.
 
 

 
Augusto Ferreira Guedes eleito Bastonário da Ordem dos Engenheiros Técnicos 
 
A Lista A, cujo primeiro subscritor é o Engenheiro Técnico Civil Augusto Ferreira Guedes, venceu as eleições para os Órgãos Nacionais, Regionais e Colégios da Especialidade, com uma percentagem de 98,8% dos votos expressos.
 
Augusto Guedes
 
Os resultados provisórios da eleição podem ser obtidos pressionando na imagem seguinte:
 
Eleicao2011-prov
 
Comparação entre actos eleitorais:
Eleicao2011-prov
 
 

 
OET patrocina o prémio de méritoMeritoAcademico
 
A Ordem dos Engenheiros Técnicos decidiu patrocinar o prémio de mérito a alunos do Ensino Secundário.Estes alunos tinham a expectativa de receber 500 euros do prémio de mérito que, como é do domínio público, por dificuldades de conjuntura não puderam ser disponibilizados para este fim.
 
Assim, a presidência da OET decidiu atribuir 21 mil euros, correspondentes a 42 alunos carenciados identificados pela Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE).
 
A OET apela às outras ordens profissionais para que, no futuro, adiram solidariamente a esta iniciativa.

 

É tempo de fazer pelos outros aquilo que gostaríamos que tivessem feito por nós. 

 

Apoiar os melhores alunos do ensino secundário é uma prioridade para estimular os jovens a prosseguir estudos e, de preferência em engenharia. O país precisa de mais cidadãos qualificados  em engenharia. Só assim se atingirá o objectivo a que nos propusémos: duplicar o número de Engenheiros Técnicos no prazo de 10 anos.
 
 
 

 
ISEC-MRPC
 
 

BarraCronologica 

ANTÓNIO RODRIGUES GAMEIRO (1928-2011)

  António Gameiro
 

MAIS DE CINQUENTA ANOS AO SERVIÇO DA

ENGENHARIA E DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

 

Desapareceu um dos grandes lutadores pela causa dos Engenheiros Técnicos em Portugal, e um dos grandes obreiros da Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Concluiu o curso de Construções, Obras Públicas e Minas em 1953, no então denominado Instituto Industrial de Lisboa.

Desenvolveu a sua longa e intensa actividade como projectista, empresário e gestor, deixando o seu nome ligado a inúmeros empreendimentos e obras de engenharia civil.

Engenheiro técnico de elevada competência, foi um profissional de alta craveira e um grande lutador, sempre disponível e solidário na defesa da justiça e dos legítimos direitos da nossa classe.

Desde sempre com os engenheiros técnicos, colaborou com toda a disponibilidade, o maior empenho e rigor de procedimentos, o que o tornou como referência e um membro de consulta obrigatória na assunção de todas as posições e medidas para a nossa Classe.

António Gameiro, membro nº 1 da ANET/OET, foi o Presidente da Comissão Instaladora da ANET, nomeado por Portaria de Sua Excelência o Ministro do Equipamento, do Planeamento e Administração do Território.

Várias vezes chamado a participar nos órgãos dirigentes da nossa organização integrou o Conselho Deontológico da APET, foi Vice-Presidente da ANET, desempenhava actualmente as funções de Conselheiro do Conselho da Profissão da ANET e Coordenava o Gabinete Técnico da ANET.

Pertencia ao grupo restrito dos engenheiros técnicos portugueses, que recebeu o Título de EUR ING, tendo sido Vice-Presidente do Comité Nacional da FEANI.
À família enlutada, a nossa solidariedade e as nossas sentidas manifestações de pesar.
 
Os engenheiros técnicos perderam um ilustre Colega, saibamos honrar a sua memória seguindo o seu exemplo de Engenheiro Técnico e Homem.