iREUSE – Iniciativa Nacional em Reutilização e Uso Inteligente de Água

iREUSE – Iniciativa Nacional em Reutilização e Uso Inteligente de Água

O impacto das alterações climáticas na disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos, associado a uma procura de água crescente e mais concentrada territorialmente em resultado da urbanização e do desenvolvimento económico, torna mais urgente a evolução do ciclo urbano da água para um modelo mais integrado. A capacidade de adaptação dos sistemas urbanos de água face aos novos cenários depende, por um lado, de uma maior autonomia relativamente à precipitação atmosférica através da reutilização de água e de uma maior redundância no abastecimento de água fazendo uso de recursos hídricos locais, e, por outro lado, de uma maior adequação da qualidade da água utilizada aos requisitos dos fins a que se destina (fit-for-purpose).

Neste contexto, o LNEC promove a Iniciativa Nacional em Reutilização e Uso Inteligente de Água – a iREUSE – com o objetivo de capacitar entidades intervenientes no ciclo urbano da água na aplicação do princípio fit-for-purpose na satisfação da procura de água em usos que não requeiram potabilidade, promovendo a gestão mais sustentável da água. Designadamente, pretende-se promover: (i) a resiliência hídrica, através da diversificação da oferta de água – diferentes origens com diferente qualidade; (ii) a segurança na reutilização de água através da aplicação de um sistema robusto, mas expedito, de avaliação dos riscos para a saúde humana e o ambiente.

A iREUSE tem a duração de 18 meses, com início previsto em janeiro de 2026. Para mais informação, consulte a divulgação inicial, em baixo, e contacte rribeiro@lnec.pt ou mjrosa@lnec.pt.

FOLHETO  |  WEBSITE