Core das Especialidades em Engenharia

Core das Especialidades em Engenharia

A Ordem dos Engenheiros Técnicos preocupada com a qualidade das formações que os seus diplomados vão obtendo nas escolas realizou um estudo aprofundado, partindo do que tinha sido efetuado em 2005, sobre o âmago dos cursos de engenharia para cada uma das especialidades reconhecidas pela OET.

Como resultado deste trabalho resultou o documento intitulado “OET – Core das Especialidades.

O documento tem por objetivo ser proporcionar a visão que a OET tem sobre as formações em engenharia, podendo servir como auxiliar na reestruturação ou na criação de novos cursos superiores em engenharia, não pretendendo beliscar a autonomia que as Instituições de Ensino Superior possuem, no quadro legal que regula o Ensino Superior em Portugal.

Temos consciência que o número de tópicos elencados são difíceis de integrar num plano curricular com 180 créditos ECTS devendo as escolas, em função das suas características intrínsecas e das realidades locais e regionais, optar por subconjuntos destes tópicos.

O objetivo fulcral deste documento é proporcionar uma base de reflexão para que seja possível não negligenciar nenhum aspeto fundamental em detrimento de aspetos que possam ser acessórios no desempenho profissional.