Curso: Intervenção no património cultural edificado: a importância da caraterização

Curso: Intervenção no património cultural edificado: a importância da caraterização

4, 5 e 6 de fevereiro de 2026

 

LOCAL
Laboratório Regional de Engenharia Civil

FORMATO
Presencial

DURAÇÃO
15horas e 30 minutos

 

ENQUADRAMENTO
A intervenção nos edifícios antigos com relevante valor cultural e patrimonial está cada vez mais presente nas preocupações das entidades detentoras e gestoras de património cultural edificado, dos técnicos envolvidos em atividades de projeto, controlo ou execução de ações de reabilitação e restauro e, naturalmente, das comunidades que deles usufruem e nos quais reconhecem valores identitários que importa preservar e transmitir a gerações futuras.
O ponto de partida de qualquer decisão de intervir nestes edifícios é sempre a consciência da necessidade da sua preservação e valorização, ultrapassando ou limitando a degradação progressiva que estes sofrem, seja por ação do tempo, seja pelo uso, seja, ainda, por ações acidentais.
Há sempre múltiplas respostas possíveis para estas preocupações e, por isso, tem cada vez mais importância a apresentação e discussão prévia de diferentes cenários, a que correspondem, em geral, diferentes filosofias de intervenção.
Para esta formulação de cenários de intervenção assume particular importância a contextualização história e uma caracterização exaustiva e criteriosa na perspetiva arquitetónica, construtiva e do estado de conservação.
A presente ação de formação tem como objetivo proporcionar uma formação teórica e prática para Engenheiros, Arquitetos e outros Técnicos ligados ao setor sobre a filosofia e metodologia da caracterização de edifícios antigos de elevado valor cultural, tendo em vista a definição preliminar de cenários de intervenção que possam orientar o posterior projeto de reabilitação, restauro e valorização.
Esta ação, que é integrada na colaboração entre o Laboratório Regional de Engenharia Civil e o Mestrado em Reabilitação de Edifícios da Universidade de Coimbra, tem como objeto de estudo o Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado, que também se associa à formação.
Nesta formação estão previstas 3 etapas:
i)    Breve abordagem teórica das manifestações patológicas correntes neste tipo de construção e das principais estratégias de intervenção;
ii)    Inspeção e caracterização de uma parte do edifício selecionado como caso de estudo, incluindo a avaliação do seu estado de conservação, com recurso às diferentes técnicas de ensaio não destrutivo e ao registo gráfico tradicional e com recurso às novas tecnologias;
iii)    Tratamento, em gabinete, da informação recolhida in loco, para realização de diagnóstico e discussão de possíveis cenários de intervenção.

OBJETIVOS
Numa primeira fase, dotar os participantes de conhecimentos gerais sobre patologia e reabilitação de edifícios monumentais em alvenaria de pedra e sobre técnicas de observação, registo e diagnóstico, com recurso a métodos não intrusivos e recentes tecnologias digitais e, numa segunda fase, treinar competências de projeto multidisciplinar, produzindo diferentes cenários de suporte a uma futura decisão de intervenção no objeto de estudo: Núcleo de Santo André (num setor a selecionar) do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.
Para atingir estes objetivos o curso terá uma forte componente prática, quer de observação e inspeção no local, quer de tratamento de informação em gabinete, incluindo a manipulação de software de apoio às técnicas de caracterização e registo digital.

DESTINATÁRIOS
O curso destina-se a projetistas, licenciadores, investigadores, técnicos especializados no domínio do da construção e reabilitação de edifícios, decisores, fiscalizações, empreiteiros e donos de obra que pretendam uma maior proximidade com estas matérias, bem como a todo o público interessado.

METODOLOGIA
Serão utilizados no desenvolvimento desta ação de formação os seguintes métodos pedagógicos:
•    Método expositivo com debate;
•    Trabalho de campo
•    Sessões de tratamento digital da informação;
•    Apresentação e discussão de casos de estudo

Formadores (docentes do Mestrado em Reabilitação de Edifícios da Universidade de Coimbra)
Prof. Doutor José António Raimundo Mendes da Silva
Professor Associado de Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra
Prof. Doutor António Alberto de Faria Bettencourt
Professor Auxiliar de Departamento de Arquitetura Civil da Universidade de Coimbra
Prof.ª Doutora Lídia Maria Gil Catarino
Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra

PROGRAMA
1º Dia – 4 de fevereiro de 2026
09:00 – 12:30

14:00 – 16:30

–    Caso de estudo: Núcleo de Santo André (Museu Carlos Machado, Ponta Delgada).
Notas importantes:

  1. Deslocação da responsabilidade dos participantes.
  2. É desejável que alguns dos participantes disponham de máquina fotográfica.
  3. Esta atividade tem condicionantes do ponto de vista da mobilidade.

2º Dia – 5 de fevereiro
09:00 – 12:30

14:00 – 16:30

3º Dia – 6 de fevereiro
09:00 – 12:30

Nota: É desejável que os participantes disponham de computador portátil.

INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES

FORMADORES

Prof. Doutor José António Raimundo Mendes da Silva – Universidade de Coimbra
Prof. Doutor António Alberto de Faria Bettencourt – Universidade de Coimbra
Prof. Doutora Lídia Maria Gil Catarino – Universidade de Coimbra

ACEDA AQUI À FICHA DE INSCRIÇÃO

Contactos para mais informações:

Laboratório Regional de Engenharia Civil
Rua de S. Gonçalo s/n | 9500-343 Ponta Delgada
Telef.: (+351) 296 301 500 | LREC@azores.gov.pt